Na mobilização de uma obra cinematográfica, inúmeras são as implicações sociais e técnicas abarcadas na execução de produções, sobretudo, no que tange à temática e aos valores que inspiram sua constituição. Com base nesta premissa, e considerando o grande sucesso nacional e internacional do filme Bacurau, as graduações de Cinema e Audiovisual e Direito da UNIAESO promovem um encontro para debater os aspectos jurídicos do longa-metragem.
Para isso, recebem o Diretor-Executivo de Bacurau, Juliano Dornelles, e a pesquisadora em Direito e especialista em Cinema, Professora Synara Veras. O encontro está marcado para o dia 06 de outubro, às 14h, no canal do Youtube da UNIAESO.
“Tal evento foi desenhado a fim de mobilizar um estudo relacionando aspectos jurídicos e técnicos que respaldam a obra que se apresenta, seja através do contexto social que envolve o enredo do filme, seja através das discussões éticas dali engendradas, seja ainda no que tange às técnicas estabelecidas para execução da obra”, afirma o coordenador do curso de Cinema e Audiovisual, Luiz Otávio Pereira.
Confira a programação:
14hrs - Abertura do evento e apresentação dos palestrantes
14:10hrs - Início da palestra de Julianol Dornelles
14:50hrs - Início da palestra da Ma. Synara Veras
15:20hrs - Condução de debates e mediação de mesa
15:50 - Encerramento e agradecimentos
SOBRE DOS PALESTRANTES
JULIANO DORNELLES - É sócio da empresa Símio Filmes, vive e trabalha em Recife onde fez direção de arte de filmes de realizadores pernambucanos como Kleber Mendonça Filho, Daniel Bandeira, Daniel Aragão e Leonardo Lacca. Com seu curta Mens Sana In Corpore recebeu Menção Especial de Júri no 64º Festival de Cinema de Locarno. Biodiversidade, 2004 Deixe-se Acreditar. 2005 Mens Sana In Corpore Sano, 2011, Bacurau, 2019.
SYNARA VERAS DE ARAÚJO - Mestra em Direito (UNICAP, 2013-2015). Pós-graduada em Direitos Humanos pela (UNICAP, 2008), Advocacia Geral (UNICID, 2014), Estudos Cinematográficos (UNICAP 2018). Coordenou os projetos de extensão: Cine Jurídico, Cine no Cárcere e Conhecer o Direito é Desenvolver a Cidadania.