O trabalho fala sobre movimentos sociais nas tecnologias de informação e comunicação
A comunicação vive hoje um momento diferenciado. Com a internet e o boom das Redes Sociais, o fluxo de informações e a influência que elas exercem nas pessoas aumentam a cada segundo. São comuns, nos dias atuais, movimentos sociais organizados por grupos de pessoas que fazem uso da comunicação e das Tecnologias de Informação para influenciar politicamente e disseminar ideais para um público mais amplo.
Com estudos focados nessa forma de militância, a professora e coordenadora de Pesquisa e Extensão da AESO-Barros Melo, Nataly Queiroz, defendeu tese de doutorado, intitulada: “Direitos em Bits: Redes sociais, comunicação e incidência política na Marchas das Vadias Recife e no Movimento Ocupe Estelita.”. O documento mostra como os movimentos usam a tecnologia a seu favor.
A professora partiu de dois movimentos sociais que se enquadram nesse conceito: a Marcha das Vadias Recife e o Ocupe Estelita.
“Analisei como os movimentos têm se apropriado desse novo poder das tecnologias de maneira estratégica. Por exemplo, quando há ações programadas com certa antecedência e eles criam uma grade de postagens. E também a forma tática, que é quando há problemas que aparecem de supetão e eles precisam responder”, completou.
A defesa da tese aconteceu no dia 28 de fevereiro, na Universidade Federal de Pernambuco, onde Nataly foi doutoranda no PPGCOM (Programa de Pós-graduação em Comunicação Social) desde o primeiro semestre de 2014.
aeso -
barros melo -
Rádio Tv e Internet -
Jornalismo -
professores -
publicidade e propaganda -
fotografia -
voltar