Marca representa a cultura brega através da comercialização de camisas com estampas irreverentes
Reconhecido pela lei estadual nº 16.044/2017 como expressão cultural de Pernambuco, o ritmo brega-funk, criado no Recife, vem conquistando cada vez mais espaço pelo Brasil. Reunindo o movimento que foi sucesso no estado nos anos 80, com a famosa batida carioca, o segmento bomba no gosto popular e faz com que o sentimento de pertencimento vá além da música.
Pensando nisso, a Estilo Bregoso aproveitou essa onda para fazer negócios. A marca representa a cultura brega através da comercialização de camisas com irreverentes frases, tudo por valores bem acessíveis. "Que brabinha boy", "Meu corpo tá mexendo sozinho" e "Ô, bença" são alguns dos bordões que os clientes podem encontrar nos produtos.
Para tornar a marca ainda mais conhecida no cenário, e alavancar as vendas, o estudante de Publicidade e Propaganda da AESO-Barros Melo, Elias Júnior, topou o desafio de criar um planejamento de comunicação integrada para a camiseteria. A ação foi realizada como Trabalho de Conclusão de Curso. “Tinha vontade, como publicitário, de trabalhar essa cena, que mais do que um entretenimento, tem se tornado algo economicamente interessante. Desde o 4º período que me identifico com a área do planejamento, e isso foi crescendo graças aos estímulos realizados durante o curso, pelos professores das FIBAM. Quando decidi o tema do trabalho, e comecei a montar a estratégia, pensei em algo simples e executável, porém inovador. Ai que veio a ideia de inserir novas mídias, diferente das convencionais”, explica Júnior, que, dentre as estratégias de divulgação, sugeriu a do outdoor social, modelo que apresenta campanhas em mídia externa exclusivamente em comunidades carentes, possibilitando que moradores de locais estratégicos recebam as placas em seus imóveis e sejam remunerados por ceder o espaço.
Segundo Elias, o processo de criação contemplou a leitura de artigos sobre o mercado brega, objetivação da mulher na cena, a história, entrevistas com artistas e influenciadores envolvidos com a temática. “Fui norteando os passos, de para onde o TCC deveria caminhar e a melhor estratégia, alinhada ao produto do cliente, que vendia o brega em suas estampas. Foi muita bibliografia, pesquisa e vivência”, declara. O trabalho de conclusão de curso será apresentado aos empresários da marca Estilo Bregoso em janeiro de 2020.
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