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Professor e aluno da Aeso-Barros Melo apresentam palestra na Campus Party


Sistemas de Informação
julho. 22, 2014

Apresentação ocorre no espaço Cross Space

No segundo dia da Campus Party Recife, que acontece entre os dias 23 e 27 de julho, a plataforma Arduino é colocada em pauta por Erick Simões, aluno de Sistemas de Informação da Aeso-Barros Melo e Roberto Alencar, coordenador do curso. “Arduino Overview” está entre as mais de 300 horas de palestras e oficinas previstas para o evento e aborda, além do conceito básico do termo, os princípios que regem as políticas, abstração de hardware e a interação com outras plataformas e linguagens. A palestra acontece no dia 24 de julho, às 16h30, no espaço Cross Space.

Os campuseiros também podem conferir, durante o bate-papo, como desenvolver soluções de softwares que interajam com o mundo real e a importância do Arduino na internet das coisas. Os convidados ainda debatem sobre a construção de protótipos utilizando a plataforma. “Esta plataforma tem crescido bastante e acreditamos ser uma tendência daqui pra frente.”, comenta Roberto Alencar, coordenador do curso.

O trabalho já foi apresentado na IV Semana da Computação realizada na Aeso-Barros Melo em 2013 e, pela primeira vez, fará parte da programação da CPRecife. Para Roberto Alencar a expectativa e a motivação de participar de um dos maiores eventos de TI da América Latina são grandes, “Estamos muito motivados e entusiasmados para conseguir, cada vez mais, pessoas engajadas no desenvolvimento de sistemas embarcados, utilizando a plataforma Arduino”.  

Este é o segundo ano em que a Barros Melo e a Campus Party são parceiras. Na última edição, os professores Fábio Caparica e Bruno Nogueira levaram à CPRecife2, respectivamente, a temática das funções do designer de jogos digitais e o potencial de novas construções simbólicas e comunitárias a partir dos dispositivos móveis.

Arduino - plataforma de hardware e software livres que simplifica a criação e prototipagem de projetos de eletrônica. É possível controlar LEDs, motores, eletrodomésticos, comunicar-se com computadores, smartphones, carros, dentre muitas outras possibilidades. O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma séria de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP).

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