Divulgação
Divulgação
Apresentação ocorre no espaço Cross Space
No segundo dia da Campus Party Recife, que acontece entre os dias 23 e 27 de julho, a plataforma Arduino é colocada em pauta por Erick Simões, aluno de Sistemas de Informação da Aeso-Barros Melo e Roberto Alencar, coordenador do curso. “Arduino Overview” está entre as mais de 300 horas de palestras e oficinas previstas para o evento e aborda, além do conceito básico do termo, os princípios que regem as políticas, abstração de hardware e a interação com outras plataformas e linguagens. A palestra acontece no dia 24 de julho, às 16h30, no espaço Cross Space.
Os campuseiros também podem conferir, durante o bate-papo, como desenvolver soluções de softwares que interajam com o mundo real e a importância do Arduino na internet das coisas. Os convidados ainda debatem sobre a construção de protótipos utilizando a plataforma. “Esta plataforma tem crescido bastante e acreditamos ser uma tendência daqui pra frente.”, comenta Roberto Alencar, coordenador do curso.
O trabalho já foi apresentado na IV Semana da Computação realizada na Aeso-Barros Melo em 2013 e, pela primeira vez, fará parte da programação da CPRecife. Para Roberto Alencar a expectativa e a motivação de participar de um dos maiores eventos de TI da América Latina são grandes, “Estamos muito motivados e entusiasmados para conseguir, cada vez mais, pessoas engajadas no desenvolvimento de sistemas embarcados, utilizando a plataforma Arduino”.
Este é o segundo ano em que a Barros Melo e a Campus Party são parceiras. Na última edição, os professores Fábio Caparica e Bruno Nogueira levaram à CPRecife2, respectivamente, a temática das funções do designer de jogos digitais e o potencial de novas construções simbólicas e comunitárias a partir dos dispositivos móveis.
Arduino - plataforma de hardware e software livres que simplifica a criação e prototipagem de projetos de eletrônica. É possível controlar LEDs, motores, eletrodomésticos, comunicar-se com computadores, smartphones, carros, dentre muitas outras possibilidades. O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma séria de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP).