Referência na fotografia pernambucana, o fotógrafo e professor da Barros Melo, Mateus Sá ocupa a partir desta terça-feira (06) as três salas do 2º andar do Centro Cultural Correios (Recife – PE) com a mostra Antes de ontem, ontem e hoje. A exposição representa a culminância do projeto de pesquisa do acervo do autor, formado por fotografias e áudios em formato analógico produzidos desde 1997. A mostra tem patrocínio dos Correios e vai até o dia 27 de fevereiro de 2012, seguindo no segundo semestre de 2012 para Associação Fotoativa de Belém – PA.
Desde junho deste ano, Mateus vasculha o acervo com ajuda de estagiários, que recondicionam de maneira adequada os negativos e fitas cassete. Todo o processo da pesquisa ganhou um espaço num blog feito especialmente para registrar o passo a passo do projeto, até a chegada na exposição.
Com curadoria do artista paraibano Ricardo Peixoto e ambientação sonora assinada por Berna Viera, a exposição Antes de ontem, ontem e hoje é composta por ampliações com suportes e tamanhos variados.
Mateus Sá- Começou a trabalhar profissionalmente com fotografia em 1997 (com o coletivo Canal 03) e não parou mais. Nas “saídas fotográficas” tanto registrava imagens como captava o áudio dos momentos que considerava especiais. À medida que produzia, anotava pensamentos e guardava numa pasta, batizada por ele de “pasta das ideias”. “Mas chegou um momento que fui começando a ficar incomodado com o acúmulo de material. Sempre tive o sonho de colocar tudo isso na rua, dividir meu olhar com o olhar do observador”, afirma Mateus Sá.
Ao longo de 15 anos de produção, o fotógrafo acumulou um grande número de fotogramas sobre diversos assuntos. Durante esse período, desenvolveu algumas pesquisas e ensaios simultaneamente. Em Antes de ontem, ontem e hoje Mateus Sá ressignifica seu próprio acervo. Séries sobre impactos ambientais ocasionados pelo crescimento desordenado das cidades e ensaios sobre diversas manifestações da cultura popular nordestina, romarias, religiões afro brasileiras, cotidiano das cidades de Olinda e Recife serão encontradas aleatoriamente no contexto conceitual da mostra. “Com exceção do Luz do Litoral e A Cambinda do Cumbe, praticamente todo o material é inédito. São tantas imagens que nem tinha dimensão da quantidade e valor sentimental do acervo. É muito prazeroso poder redescobrir tudo e mostrar o trabalho ao público”
Data: 06 de dezembro de 2011 a 27 de fevereiro de 2012.
Hora: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h
Local: Centro Cultural Correios (Av. Marques de Olinda, 262, Bairro do Recife – PE)
Valor: Entrada Franca