Em pauta: Direitos Autorais e de fonograma
O coordenador do curso de Produção Fonográfica da AESO-Barros Melo, Ricardo Maia, e a representante regional da União Brasileira de Compositores, Márcia Xavier, participaram de entrevista no programa Revista Difusora, da Rádio Frei Caneca FM, na tarde desta terça-feira, 14/05. Durante o encontro, foram abordadas questões relacionadas aos Direitos Autorais e de Fonograma, assunto que foi debatido também em palestra realizada na instituição de ensino.
Para Ricardo Maia, o bate-papo foi extremamente importante. "Possibilitou que compositores e produtores fonográficos compreendam os papéis da UBC e Ecad, além de tomarem conhecimento sobre os procedimentos, cadastros e benefícios da afiliação", disse. “A União Brasileira de Compositores realiza todo o monitoramento de onde os fonogramas dos associados tocam, protegendo a criação e concedendo o direito à remuneração econômica pelo uso, procedimento realizado pelo Ecad. Os compositores podem exercer este direito de forma individual, cobrando de cada usuário da música, ou pode dar à UBC o mandato para fazê-lo”, completou.
A palestra, realizada pela AESO-Barros Melo, gratuita e aberta ao público, falou sobre o caminho para efetivar os registros necessários, os processos para ocorrer à vinculação junto à UBC, a atuação, do órgão, além de como funcionam a arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas.
Confira a entrevista completa clicando
AQUI.
aeso -
barros melo -
produção fonográfica -
voltar