Pércio Campos/Acervo Pessoal

Pércio Campos/Acervo Pessoal

Na contramão da crise: economia criativa movimenta o mercado


Curso de Produção Fonográfica - Olinda
outubro. 16, 2015

Palestra mostra a melhor maneira de se manter criativo sob pressão no trabalho

Em tempos de “vacas magras”, a veia empreendedora está ainda mais pulsante no mercado. Nas mais diversas áreas, profissionais buscam formas alternativas de atuação e para tanto é preciso muita criatividade. Nas Faculdades Integradas Barros Melo – AESO o assunto é tema da palestra “Sustentabilidade Criativa”. Quem conduz o bate-papo é Pércio Campos, profissional de comunicação há mais de 20 anos. O encontro acontece no dia 27 de outubro, às 11h, no Cineteatro da instituição. A palestra é gratuita e aberta ao público. Inscrições no site.

“Muito mais do que um conjunto de atividades, profissões que tenham uma associação com um universo criativo e geram capital, acredito que hoje o termo criatividade se refere às escolhas, atitudes, formas de trabalhar e empreender”, afirma Pércio Campos. No debate sobre “Sustentabilidade Criativa” ele promete um novo olhar a respeito de um dos temas que mais define o sucesso de profissionais e empresas no século XXI. Campos busca responder a questões como: é possível gerar resultados satisfatórios, mesmo em condições extremas? De que maneira conseguimos produzir efetivamente em tempos de crise?

O objetivo principal é fazer com que cada um possa encontrar a capacidade de auto preservação e manter a criatividade viva para trabalhar nas condições mais adversas de pressão. “Ser criativo em tempos de crise, entendo que esta é a única alternativa que resta. É justamente na anormalidade, tensão, escassez e eventual colapso de uma conjuntura, que temos a real oportunidade de encontrar a solução para um problema. São em contextos desfavoráveis que muitas pessoas descobrem uma aptidão para uma tarefa que jamais imaginariam ter talento”, explica Campos.

O profissional de comunicação conversou com a Aeso-Barros Melo e pontuou algumas questões sobre o tema. Confira:

Aeso - Na sua opinião, o que é economia criativa? Por que o ramo tem ganhado tanto destaque em tempo de crise?
Pércio -
 Acho que o conceito de Economia Criativa evoluiu desde seu batismo na Inglaterra, há cerca de 15 anos atrás. Muito mais do que um conjunto de atividades, profissões, que tenham uma associação com um universo criativo e geram capital, acredito que hoje o termo se refere muito mais as escolhas, atitudes, formas de trabalhar e empreender que envolvem seus participantes de maneira prazerosa, profunda, conseguindo gerar espontaneamente inovação. E as inovações, são escolhas e decisões que nascem do capital intelectual de pessoas comprometidas com um propósito e criam mercados a partir da geração soluções inovadoras para demandas muitas vezes bem convencionais. Sobre o ser criativo em tempos de crise, entendo que esta é a única alternativa que resta. Pois é justamente na anormalidade, tensão, escassez e eventual colapso de uma conjuntura, que temos a real oportunidade de encontrar a solução para um problema. Muitas ações criativas, nascem da necessidade de resolver um problema. É exatamente em cenários adversos, onde pessoas necessitam encontrar soluções que não existem e por isso precisam ser criadas. São em contextos desfavoráveis que muitas pessoas descobrem uma aptidão para uma tarefa que jamais imaginariam ter talento, ou aptidão em áreas que não conheciam. 

Aeso - Você poderia dar exemplos de atividades criativas que as pessoas podem desenvolver?
Pércio -Qualquer atividade tem um potencial de intervenção, modificação e consequentemente, de ser redesenhada de uma maneira nova que possa atender a uma demanda, ou criar demandas a partir da maneira como foram preconcebidas. Veja por exemplo escritórios de arquitetura que propõem  projetos ecológicos e sustentáveis, ou startups que produzem tecnologias para solução de problemas como acessibilidade, ou ainda o setor cultural com sua infinidade de ações e produtos, gerando empregos e riquezas em diversos outros segmentos.

Todos estes segmentos tem em comum a necessidade essencial de fazer pelo prazer, pela convicção ou simplesmente pela recompensa da sua realização em si. O arquiteto propõe um teto com uma plantação orgânica, não porque é estético ou por acreditar que é necessário contribuir para a oxigenação do planeta. Mas por precisar resolver uma questão estrutural. No final, a recompensa pela solução encontrada é tão bem vinda, quanto o prazer de fazer uma salada com os tomates que colheu da horta.

Aeso - Por que a criatividade é um ponto tão importante para o sucesso?
Pércio - Em primeiro lugar, é importante saber o que é sucesso. Vamos a algumas citações, segundo Richard Branson “É a satisfação de fazê-lo para si e motivar os outros a trabalhar com você na sua realização. É sobre a diversão, inovação, criatividade com as recompensas de ser muito maior do que puramente financeira. ”Para o master coach Edson De Paula, sucesso “é ter a consciência de que você dedicou o máximo que podia para se tornar o melhor naquilo que faz.” 

O segundo passo é entender que a criatividade é essencialmente energia na sua mais ingênua forma. É a força que impõe os movimentos intuitivo da própria vida. A criatividade se faz vital para o sucesso, a partir do momento que exploramos os recursos possíveis para uma determinada necessidade. Explorar significa sondar, vasculhar mergulhar fundo. Atividades que demandam muita energia. Sem esta fonte energética não é possível explorar nada. A criatividade é a energia poderosa que encontra nos mais profundos recônditos da alma. Mas ela é volátil, finita e extremamente vulnerável as intempéries do dia a dia. Mas é possível reencontrá-la, acessá-la e de maneira consciente e ainda sustentável. 

Saiba mais sobre Pércio Campos
Pércio Campos nasceu no Recife, é formado em Artes e Design na Inglaterra pelo Bournemouth and Poole College of Arts and Design, é profissional de Comunicação, com 20 anos de experiência nos mercados, industrial, comercial, editorial e publicitário. Especializado em Fotografia Comercial pela Sinar, Shafthausen, Suíça, atua em Fotografia Editorial e Industrial, é autor do livro “Rio de Janeiro, Estado Maravilhoso“, para o Governo do Estado do RJ e “Construtores de Sonhos”, para a Petrobras e tendo participação em diversas outras publicações. Além de coordenar equipes multidisciplinares para desenvolvimento e criação de peças comunicativas e projetos editoriais, Pércio Campos autor do blogdafoto.com, ministra cursos e workshops de Criatividade e Fotografia. Na página on-line ele também ajuda novos artistas em suas carreiras com mentorias, leituras de portfólios e artigos gratuitos. 

Em tempos de “vacas magras”, a veia empreendedora está ainda mais pulsante no mercado. Nas mais diversas áreas, profissionais buscam formas alternativas de atuação e para tanto é preciso muita criatividade. Nas Faculdades Integradas Barros Melo – AESO o assunto é tema da palestra “Sustentabilidade Criativa”. Quem conduz o bate-papo é Pércio Ramos, profissional de comunicação há mais de 20 anos. O encontro acontece no dia 27 de outubro, às 11h, no Cineteatro da instituição. A palestra é gratuita e aberta ao público. Inscrições no site barrosmelo.edu.br
“Muito mais do que um conjunto de atividades, profissões que tenham uma associação com um universo criativo e geram capital, acredito que hoje o termo criatividade se refere às escolhas, atitudes, formas de trabalhar e empreender”, afirma Pércio Ramos. No debate sobre “Sustentabilidade Criativa” ele promete um novo olhar a respeito de um dos temas que mais define o sucesso de profissionais e empresas no século XXI. Ramos busca responder a questões como: é possível gerar resultados satisfatórios, mesmo em condições extremas? De que maneira conseguimos produzir efetivamente em tempos de crise?
O objetivo principal é fazer com que cada um possa encontrar a capacidade de auto preservação e manter a criatividade viva para trabalhar nas condições mais adversas de pressão. “Ser criativo em tempos de crise, entendo que esta é a única alternativa que resta. É justamente na anormalidade, tensão, escassez e eventual colapso de uma conjuntura, que temos a real oportunidade de encontrar a solução para um problema. São em contextos desfavoráveis que muitas pessoas descobrem uma aptidão para uma tarefa que jamais imaginariam ter talento”, explica Ramos.
As empresárias Camilla Eliodoro e Renata Torres estão inovando e abusando da criatividade no mercado. Elas abriram uma loja no formato home shop, compras em casa em tradução literal, com foco em marcas cariocas. A 2Flowers funciona em Boa Viagem e os produtos vão do vestuário casual até calçados, com opções de acessórios e moda praia. “Optamos pelo esquema home shop porque os alugueis são caros. A opção da loja em um local mais escondido, sem vitrine em shopping já está caindo no gosto popular e assim optamos por este formato”, explica Camila Eliodoro. A ideia criativa das sócias tem dado certo, os consumidores têm procurado e se surpreendem com o local. “As pessoas acreditam que por ser uma loja em casa é uma “sacoleira”, eu vou abrir uma mala e mostrar as peças (risos), mas a gente tem um espaço decorado, uma loja de verdade e os clientes ainda têm atendimento personalizado porque trabalhamos com agendamento de visitas”, completa Camila.
Também seguindo o rastro do mercado criativo, Vivian Lima prepara a 5ª edição do projeto Casa Viva. A loja itinerante voltada para decoração segue o estilo pop up store, abre em 04 de novembro e segue até 30 de dezembro, quando fecha as portas e só volta ao mercado em nova data e local, com estoque renovado. “Um projeto no formato como o da Casa Viva, temporário, tem acima de tudo a possibilidade de artistas e novas marcas, que vendem, informalmente, aparecerem para um público maior. A loja facilita essa chegada da nova marca ao consumidor e por isso a proposta é ideal para os tempos de crise”, afirma Vivian Lima.
E o que é economia criativa – Para Ramos, é possível identificar, na prática, ações que traduzem bem estas duas palavrinhas mágicas. Alguns dos exemplos: escritórios de arquitetura que propõem projetos ecológicos e sustentáveis, ou startups que produzem tecnologias para solução de problemas como acessibilidade, ou ainda o setor cultural com sua infinidade de ações e produtos, gerando empregos e riquezas em diversos outros segmentos. “Todos estes setores têm em comum a necessidade essencial de fazer pelo prazer, pela convicção ou simplesmente pela recompensa da realização em si. O arquiteto propõe um teto com uma plantação orgânica, não porque é estético ou por acreditar que é necessário contribuir para a oxigenação do planeta. Mas por precisar resolver uma questão estrutural. No final, a recompensa pela solução encontrada é tão bem vinda, quanto o prazer de fazer uma salada com os tomates que colheu da horta”, resume.
Saiba mais sobre Pércio Campos
Pércio Campos nasceu no Recife, é formado em Artes e Design na Inglaterra pelo Bournemouth and Poole College of Arts and Design, é profissional de Comunicação, com 20 anos de experiência nos mercados, industrial, comercial, editorial e publicitário. Especializado em Fotografia Comercial pela Sinar, Shafthausen, Suíça, atua em Fotografia Editorial e Industrial, é autor do livro “Rio de Janeiro, Estado Maravilhoso“, para o Governo do Estado do RJ e “Construtores de Sonhos”, para a Petrobras e tendo participação em diversas outras publicações. Além de coordenar equipes multidisciplinares para desenvolvimento e criação de peças comunicativas e projetos editoriais, Pércio Campos autor do blogdafoto.com, ministra cursos e workshops de Criatividade e Fotografia. Pércio também faz mentoria para artistas e fotógrafos que buscam se desenvolver em seus respectivos campos de atuação artística e profissional

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