O curso de Jornalismo da Barros Melo promove na próxima 5ª feira o debate “O julgamento da ação penal 470 (Mensalão) X Cobertura da TV Justiça". O debate contará com a participação do desembargador Bartolomeu Bueno, do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE; do cientista político André Régis e do jornalista e mestre em comunicação pública, Ricardo Melo.
Os debatedores vão procurar responder às seguintes questões: a transmissão ao vivo pela TV influenciou o comportamento dos ministros? A presença das câmeras inibiu alguns magistrados, como se estivessem diretamente expostos à pressão da opinião pública? As transmissões ao vivo desse tipo de julgamento garantem a transparência das ações dos ministros? Os telejornais espetacularizam esses eventos? Quais as consequências disso para a formação da opinião pública e do senso comum?
Organizado pelo jornalista Marcos Araújo, professor da disciplina Jornalismo Político, o debate busca trazer a discussão do caso principalmente para os estudantes de Jornalismo e de Direito, mas também para os alunos de outros cursos comprometidos com sua formação cidadã.
“Este é um bom tema dada a grande quantidade de processos numa mesma ação e à posição de destaque de alguns dos envolvidos, ex-ocupantes de cargos nos mais altos escalões da vida política recente do país”, explica Marcos. “No momento em que entramos na reta final do julgamento – da dosimetria das penas – já se pode fazer uma análise sobre a atuação do STF e sobre os reflexos das transmissões de todas as sessões, ao vivo, pela TV Justiça, retransmitidas por emissoras comerciais”.
Para o professor Marcos Araújo, é importante promover debates sobre a corrupção, questão de fundo do caso mensalão. “Sobretudo na academia é preciso discutir a grande importância da comunicação e suas relações com o campo político e do direito e seus efeitos no público consumidor de notícias e informação. Acho que teremos um bom debate.”
Data: 8 de novembro de 2012
Horário: 9h30
Local: Cineteatro
Carga horária para o aluno: Valerá como presença