Aeso-Barros Melo/ Divulgação
Aeso-Barros Melo/ Divulgação
As inscrições para todos os grupos seguem até o dia 11 de março
Tecnologia, Direito, Artes e Comunicação. Essas são as áreas contempladas pelos dez Grupos de Estudos, que já estão com inscrições abertas. As Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), em parceria com os cursos da instituição, vão selecionar os alunos que se enquadram nos pré-requisitos exigidos em cada grupo. As inscrições seguem até o dia 15 de março.
Confira a lista e os critérios de seleção para cada grupo:
Treinamento para Maratona de Programação - Com o objetivo de resolver questões da Maratona de Programação Brasileira, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), semanalmente, o grupo pretende treinar os alunos para esse tipo de evento, visando a cada ano melhorar o resultado das equipes da instituição.
Vagas: 20
Vagas para seleção: 20
Forma de seleção: Inscrição
Professor orientador: Leonardo Assis
Grupo de Estudos em Direitos Autorais, Criatividade e Liberdades na Cibercultura - Estudar a regulamentação da Internet, os direitos autorais; analisar as liberdades constitucionais, além de analisar os comportamentos relacionados com a cibercultura e estudar o desenvolvimento da economia criativa. Esses são os objetivos do Grupo.
Dia dos Encontros: Segunda-Feira
Horário dos Encontros: 11h às13h
Vagas: 15
Vagas para seleção: 15
Forma de seleção: Inscrição, análise de Currículo (histórico do curso) e entrevista (marcada posteriormente pelo professor orientador)
Professor Orientador: Alexandre Saldanha
Grupo de Estudos em Fotografia e memória - O Grupo de Estudos será realizado dentro do acervo fotográfico do CEHIBRA/FUNDAJ, um dos maiores e mais importantes do Brasil. O objetivo é Analisar as representações dos negros no arquivo, em suas diversidades e singularidades, para melhor entender a cultura de Pernambuco e do Brasil.
Dia dos Encontros: Sexta-feira
Horário dos Encontros: 14h às 18h
Vagas: 5 alunos
Vagas para seleção: 5 alunos
Forma de seleção: Inscrição, prova e entrevista (posteriormente marcadas pelo professor orientador)
Professor Orientador: Emiliano Dantas
Grupo de Estudos sobre Cenas Culturais (GESCC)- A intenção das reuniões é construir um modo de abordar a sociedade, as mídias e as identidades através de um olhar sobre a cultura e suas cenas, como locais de conflitos, diálogos e tensões. O cronograma do grupo promete pontuar questões como a história da idéia das cenas culturais, inter-relações entre local e global, diferentes articulações em torno de subcultura, comunidade e cenas musicais, entre outros tópicos.
Dias de Encontro: Terça-Feira
Horário dos Encontros: 11h40 às 13h
Vagas: 10
Vagas para seleção: 10
Forma de seleção: Inscrição e Entrevista
Professor Orientador: Diego Carreiro
Grupo de Estudos em Comunicação e Cultura da Convergência – Os alunos, durante os encontros, vão estudar as estratégias e práticas de transmidiação de conteúdos midiáticos; compreender a formação de redes sociais em torno de conteúdos transmídia compartilhados por usuários; identificar tendências e características associadas ao compartilhamento de conteúdo; analisar o comportamento e as motivações dos usuários no compartilhamento de conteúdo em redes sociais e produzir e acompanhar o desenvolvimento de conteúdos multi e transmidiáticos a partir de tecnologias digitais.
Dias de Encontro: Quinta-Feira
Horário dos Encontros: 11h às 12h40
Vagas: 10
Vagas para seleção: 10
Forma de seleção: Inscrição e protocolo de carta de intenção.
Professores Orientadores: Carolina Leão e Rodrigo Martins
Grupo de Estudos em Jornalismo Internacional (GEJI) – Com os objetivos de apresentar e discutir a rotina produtiva da editoria internacional e de um profissional da imprensa no exterior (repórter, repórter cinematográfico e fotográfico), tomando como referência as reconfigurações do Jornalismo Internacional provocadas pelo desenvolvimento da tecnologia e pelo contexto político atual.
Dias de Encontro: Terça-Feira
Horário dos Encontros: 11h15 às 12h30
Vagas: 20
Vagas para seleção: 12
Forma de seleção: Inscrição e produção textual sobre tema de interesse do Jornalismo Internacional e entrevista.
Professor Orientador: Carolina Cavalcanti
Grupo de Estudos em Comunicação e Cibercultura - O grupo pretende aprimorar a análise critica dos alunos sobre os novos fenômenos sociais envolvidos no ciberespaço e a importância da comunicação nesse contexto, além de debater como os pensadores da atualidade enxergam as novas aglomerações em rede e como essa nova perspectiva influencia a construção de valor para as marcas e o papel do consumidor na cadeia produtiva das mesmas.
Dias dos Encontros: Quarta-Feira
Horário: 11h00 às 12h30
Vagas: 10
Vagas para seleção: 10
Forma de seleção: Inscrição, prova e entrevista (posteriormente marcadas pelo professor orientador)
Professor orientador: Paula Dias
Grupo de Estudos em teoria do direito subjetivo: história e teorias - O conceito de direito subjetivo é central para a construção do direito moderno, sobretudo no que diz respeito à consolidação do direito privado calcado na autonomia da vontade. Os alunos vão estudar as doutrinas jurídicas sobre o direito subjetivo, sobretudo as que foram construídas no Séc. XIX; Analisar os elementos argumentativos que diferenciam o conceito de direito subjetivo entre elementos de vontade e interesse; Identificar os mecanismos políticos subjacentes ao discurso jurídico em defesa das formulações sobre o direito subjetivo que cada vertente propõe;
Dias de Encontro: Quinta-Feira
Horário dos Encontros: 14h às17h
Vagas: 15
Vagas para seleção: 15
Forma de seleção: Inscrições e Entrevista (posteriormente marcada pelo professor orientador)
Professor orientador: Alexandre da Maia
Grupo Interdiscplinar de Estudos em Gênero e Transgênero - Machismo, homofobia e transfobia são comportamentos enraizados na sociedade. São também atitudes que refletem o preconceito em relação à orientação sexual e identidades de gênero, muitas vezes resultado da intolerância e do debate escasso sobre a questão. O Grupo Interdiscplinar de Estudos em Gênero e Transgênero (GIEGET) vai analisar a produção cultural a partir das representações de gênero e transgênero. De séries de TV a histórias em quadrinhos, de ensaios fotográficos à produção em cinema, o grupo traz como proposta repensar papéis e identidades definidos a partir de uma lógica sexual baseada no padrão heterossexual e como a sociedade brasileira – e, por extensão, sua representação política – vem tratando (ou não) destas questões.
Dia dos Encontros: Terças-feiras
Horário dos Encontros: 11h10 às 12h30
Vagas: 10 alunos
Vagas para seleção: 10 alunos
Forma de seleção: Inscrição, prova e entrevista (posteriormente marcadas pelo professor orientador)
Professor Orientador: Monica Fontana