A Comissão Científica do III Devir: Encontro de pesquisadores em inovação e sociedade 2020, promovido pela Coordenação de Pesquisa, Extensão e Intercâmbio do Centro Universitário AESO-Barros Melo – UNIAESO, divulga a programação completa para apresentação de trabalhos, que ocorre entre os dias 06, 07 e 08 de outubro, das 14h às 16h, via Google Meet. A participação no evento, como ouvinte ou palestrante, implica em certificado de 4h complementares para os alunos. Monitores terão direito a 15h.
O III Devir reúne produções científicas de diversas áreas de conhecimento e conta com a participação de pesquisadores, docentes e discentes da UNIAESO e outras instituições de ensino superior. O evento online é aberto ao público externo, que também recebe certificado.
Em 2020, os trabalhos estão divididos em 08 (oito) Grupos Temáticos: GT1. Comunicação, justiça e tecnologia, GT2. Cultura, educação e inclusão, GT3. Arte, imagem e modos de expressão, GT4. Som, arte sonora e linguagens expandidas, GT5. Discurso, poder e diversidade, GT6. Negócio, consumo e mercado, GT7. Mediação, justiça e resolução de conflito, GT8. Democracia, justiça e inovações
Confira a programação por data:
06 de outubro
14h às 15h - GT1 Comunicação, justiça e tecnologia (sessão 1)
Acesso: meet.google.com/sew-bmdm-vqq
Mediadoras: Profª Izabella Barros Melo e Profª Nataly Queiroz
Monitora: Raianne de Almeida Romão (Jornalismo)
1.METAMORFOSES DA RELAÇÃO DE TRABALHO: Captura da Subjetividade como Fundamento Evolutivo da Subordinação.
Apresentação: Cristiane Pereira de Souza (Direito)
2.TELEJORNALISMO NO CONTEXTO DE PANDEMIA.
Apresentação: Jeniffer Micaella Oliveira da Silva (Jornalismo, 6º período) e Caio Anderson Ribeiro Bezerra de Mello (Jornalismo, 6º período)
Orientadora: Profª Ana Carolina Vanderlei Cavalcanti (Uniaeso)
3.A EXCLUSÃO DO LOUCO NO DISCURSO DO PODER, SUA COMUNICAÇÃO ENVOLVENDO A ARTE E A INVISIBILIDADE FEMININA DIANTE DA LOUCURA.
Apresentação: Raianne de Almeida Romão (Jornalismo, 4º período) e Rakeche Rayza Santos Nascimento (Jornalismo, 4º período)
15h às 16h - GT1 Comunicação, justiça e tecnologia (sessão 2)
Mediadora: Profª Mayra Waquim
Monitora: Rakeche Nascimento (Jornalismo)
4.OBSERVATÓRIO DE MÍDIA e JUVENTUDE.
Relato de Experiência: Larissa Cavalcante (Jornalismo, egressa Uniaeso/ Projeto de Extensão 2019) e Raianne de Almeida Romão (Jornalismo, 4º período/ Projeto de Extensão 2019)
Orientadores: Profª Mayra Waquim e profº Rodrigo Martins (Uniaeso)
5. APLICABILIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL NO WEBJORNALISMO DO PORTAL NE10.
TCC em Andamento: Camila Petribú Almeida (Jornalismo, 8º período)
Orientadora: Profª Nataly Queiroz (Uniaeso)
6. INFLUENCIADORES DIGITAIS: da liderança na comunicação em rede ao protagonismo no Marketing Digital.
TCC Finalizado: Adriana Miranda da Silva Amâncio (Pós-graduanda em Publicidade e Marketing Digital - FAMA)
Orientadora: Profª Amanda Tavares de Melo da Escola Superior de Marketing – FAMA.
07 de outubro
14h às 15h - GT2 Cultura, educação e inclusão (sessão 1)
Acesso: meet.google.com/tja-fhzj-non
Mediador: Prof. Luiz Joaquim
Monitor: José Marcelo Morato (Cinema e Audiovisual).
7.O GRUPO DE ESTUDOS “ARTE, LOUCURA, FANTASMA E FEMINÍSMO”.
Pesquisa desenvolvida pela Profª. Milena Travassos (Uniaeso)
8.VENTURA NA ESCOLA: uma experiência do cinema como ferramenta educacional.
Relato de Experiência: Lara Mendes Salsa (Cinema e Audiovisual, 4ª período/ Projeto de Extensão- BPEX 2019) e Douglas Henrique Gomes dos Santos (Cinema e Audiovisual, 3ª período / Projeto de Extensão 2019)
Orientador: Prof. Luiz Joaquim (Uniaeso)
15h às 16h - GT2 Cultura, educação e inclusão (sessão 2)
+
GT5 Discurso, poder e diversidade
Acesso: meet.google.com/tja-fhzj-non
Mediador: Prof. Luiz Joaquim
Monitor: José Marcelo Morato (Cinema e Audiovisual).
9. CONVERGÊNCIA E LITERACIA MIDIÁTICA: em tempos de isolamento social e virtualização dos processos de ensino-aprendizagem.
Apresentação Oral: Profª Meire Queiroz (Uniaeso)
10. MULHERES IDOSAS NO CINEMA: elas estão prontas para o seu close-up.
Apresentação Oral -Amanda Lima Felisberto de Souza (Cinema e Audiovisual, 6ª período) e Ana Luíza de Meira Mota (Cinema e Audiovisual, 6ª período)
14h às 15h - GT8 Democracia, justiça e inovações
Mediador: Prof. Ricardo Borges
Monitora: Alessandra Eliza S. M. de Oliveira (Direito)
11. INCIDÊNCIA DO ISSQN SOBRE O SERVIÇO PRESTADO PELA UBER.
TCC em Andamento: Maxwell Fernandes Santos (Direito)
14h às 15h - GT6 Negócio, consumo e mercado
Mediador: Prof. Ricardo Borges
12. A TRIBUTAÇÃO DO ILÍCITO.
TCC em Andamento: Aleksandra Eliza Soares Martins de Oliveira (Direito, 10º período)
Orientador: Prof. Romero Auto (Uniaeso)
Monitor: Nivaldo Rodrigues de Carvalho (Fotografia)
13. CINEMA E TERRITÓRIO SOCIAL.
Apresentação Oral: Walter José Alves (Cinema e Audiovisual, 1º período)
Orientadora: Profª Gabriela Alcântara (Uniaeso)
14. INTERFERÊNCIAS PO-ÉTICAS: Um olhar sobre as imagens técnicas a partir do pensamento de Vilém Flusser.
Apresentação Oral: Nivaldo Rodrigues de Carvalho (Fotografia, 2º período)
15. O papel da Arte na historiografia do Direito: O ideal de justiça por Sófocles, Shakespeare e Kafka.
Apresentação Oral: Prof. Arthur Magalhães Costa (Uniaeso), Lucas Barreto Campello (Mestre em Direito/ Faculdade Damas) e Renata Gonçalves Perman (Doutoranda em Direito/ Uni de Católica de PE)
Mediador: Prof André Aquino
Monitor: Nivaldo Rodrigues de Carvalho (Fotografia)
16. Cinema e Desrazão: Saúde mental, visibilidade e memória.
Apresentação Oral: José Marcelo Rodrigues Morato (Cinema e Audiovisual/ PIBIC 2019)
Orientadora: Profª Milena Travassos (Uniaeso)
17. O “SILÊNCIO DA LOUCURA”, A DESRAZÃO E A ARTE.
Apresentação Oral: Gabriela Zimmerle Tomaz (Cinema e Audiovisual, 6º período / PIBIC 2019)
Orientadora: Profª Milena Travassos (Uniaeso)
18. “A GENTE OLHA, NO CASO EU OLHO, E VEJO DESRESPEITO”: subjetividades e a constituição de práticas docentes curriculares no contexto da educação básica.
TCC Finalizado: Priscylla Karollyne Gomes Dias (UFPE/ Mestre em Educação)
Cada GT apresenta heterogeneidade no perfil dos pesquisadores, que, mesmo pertencendo a áreas diversas, dialogam nas temáticas. O objetivo dessa dinâmica é envolver estudantes e professores em um amplo debate sobre as temáticas do seu campo disciplinar, assim como propiciar contato com pesquisas de outras áreas que dialoguem entre si.