O Concurso Público Nacional Unificado será realizado em 228 cidades espalhadas pelo país.
O Concurso Público Nacional Unificado será realizado em 228 cidades espalhadas pelo país.
Mais de 6.500 vagas estarão disponíveis para o certame
ATUALIZAÇÃO: a prova foi adiada nesta sexta (03/05). Para mais informações, clique aqui.
Atualização: os locais de prova foram divulgados nesta quinta-feira (25/04). Para saber mais detalhes, clique neste link!
---------------------------------------------------------
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, no último dia 29, o que já é conhecido como o “Enem dos concursos”. A ideia da pasta é promover um concurso público em esquema similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A prova unificada dará a oportunidade para os candidatos concorrerem a 6.560 vagas espalhadas por 20 órgãos federais. Eles poderão disputar, caso desejem, mais de uma vaga na mesma área de atuação.
Esta área determinará o bloco temático escolhido pelo candidato no momento da inscrição. Após a escolha, é necessário apontar seu cargo por ordem de preferência dentre as vagas disponíveis.
O edital do concurso está previsto para ser publicado no dia 20 de dezembro de 2023. Já as provas devem ocorrer até março de 2024, em 180 municípios brasileiros.
As vagas serão preenchidas após avaliação da banda utilizando critérios como desempenho do candidato e ordem de preferência nos cargos escolhidos no momento da inscrição.
A prova será aplicada em um dia e dividida em duas partes: na primeira, os candidatos responderão questões objetivas de conhecimento básico. Já na segunda fase, a prova abordará questões específicas e dissertativas do bloco temático escolhido.
Ao fim da primeira fase, poderão ser anexadas a pontuação final do candidato: titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras. Tais atribuições ficam a critério de cada órgão.
De acordo com o Ministério, os resultados da primeira fase devem ser divulgados até maio de 2024.
Os concursos públicos no Brasil são a melhor opção para quem pretende seguir carreira pública e trabalhar em grandes órgãos nacionais. Além disso, também são conhecidos por oferecerem mais estabilidade e um retorno profissional repleto de benefícios para os seus servidores.
No entanto, para ter destaque em um grande concurso público é preciso ter um ensino superior de qualidade, pois uma boa base profissional, que um bom curso de graduação ou tecnólogo pode proporcionar, é essencial para se somar aos conhecimentos básicos exigidos por um concurso a fim de alcançar uma vaga na área desejada.
Segundo o Ministério, com a adoção do modelo unificado, vai possibilitar uma maior agilidade na contratação de novos servidores. Nos últimos seis (6) anos, cerca de 73 mil funcionários públicos foram demitidos.
Dentre as vantagens citadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, estão:
Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, todos os cidadãos “devem fazer parte do serviço público brasileiro”:
“Quem deve fazer parte do serviço público brasileiro são todos os cidadãos independentemente de onde estejam, inclusive independente das condições sociais, cor, raça, etnia. Todo mundo deve poder ter o direito de fazer o concurso”, afirmou.
Segundo a pasta, a expectativa é de que os novos servidores públicos tomem posse em agosto de 2024.
A UNIAESO é conhecida por, há mais de 55 anos, unir a tradição com inovação, visando os conhecimentos teóricos e práticos necessários para formar profissionais bem-sucedidos.
DIREITO
No curso de Direito, por exemplo, há amplas oportunidades de carreiras públicas. Algumas das funções mais almejadas na área jurídica, como promotor, delegado, defensor e juiz, necessitam de uma graduação para que se exerça a função pública.
Com mais de 50 anos ofertando o curso de Direito, a UNIAESO se consolidou como uma das grandes instituições de ensino nesse campo em Olinda, inserindo grandes profissionais no âmbito federal.
Saiba mais sobre o curso de DIREITO clicando aqui!
ENFERMAGEM
A área da enfermagem é uma das mais procuradas por estudantes da saúde quando se trata de prestar concurso público. Por ser um profissional essencial para a sociedade no cuidado com a saúde coletiva, todos os anos, órgãos públicos investem em vagas para essa área, com salários acima da média em comparação com o mercado privado.
Confira detalhes sobre o curso de ENFERMAGEM clicando neste link!
ADMINISTRAÇÃO
A administração é conhecida por ser uma das áreas mais procuradas por quem deseja entrar no mundo dos concursos. A razão para isso é a demanda de profissionais especializados para assumir cargos de administrador ou auxiliar administrativo.
Para que se destaque na vaga, o candidato deve ter amplo conhecimento sobre a área escolhida e sua titulação acadêmica pode ser um requisito fundamental nas etapas de corte em seleções.
Para mais detalhes sobre o curso de ADMINISTRAÇÃO, clique aqui!