O
Oxente - Jornal produzido pelos alunos do curso de Jornalismo da Aeso - abre a sua nova edição com a matéria produzida por Carol Araújo sobre um evento inusitado. É o Festival Nacional dos Jericos de Panelas, um município pequeno localizado no Agreste de Pernambuco, que atrai cada vez mais espectadores, movimentando a economia deste pequeno município. Conheça quais são os preparativos para essa corrida, como ela é feita e ainda toda a história desta brincadeira que se tornou tradição.
O Oxente desta semana segue com uma matéria sobre os bregas da pós-modernidade. Como esses músicos fazem sucesso ao misturar o estilo clássico com o pop, fazendo um som popular. A reportagem aborda também a falta de bom senso deste novo ritmo, que usa a sensualidade e a sexualidade para atrair seguidores. A matéria contém ainda o depoimento de uma psicóloga, Maria Adelaide Freire, que explica este tipo de comportamento.
A seqüência continua com a analise da situação de Pernambuco em suas produções animadas. Você encontra ainda uma matéria sobre a Academia da Cidade, projeto da Prefeitura do Recife que põe comunidades para malhar. O projeto satisfaz os participantes atendendo a todas as faixas etárias e classes.
O jornal dedica uma matéria aos jogos de RPGs, jogos de Interpretação que vêm alcançando sucesso mundial. Fique sabendo mais sobre este mundo de fantasia e liberdade imaginativa dando uma conferida nesta reportagem de Elias Roma Neto.
A pirataria também está em pauta nesta edição. Em reportagem que fala sobre os vendedores de cds e filmes "genéricos", que se espalham na cidade do Recife. A reportagem conta como é o dia-a-dia desses comerciantes que utilizam este crime federal para ganhar a vida e conta ainda as conseqüências que ela trás para a Indústria Fonográfica Nacional.
Para finalizar, uma matéria sobre a Biblioteca Pública. Instituição que possui o quarto maior acervo do país e atende diariamente mais de 1,5 mil visitantes, que podem participar das suas programações culturais. Fique por dentro da história desta grande iniciativa.
por Danúbia Julião
voltar