Fazer do cartaz de lambe-lambe uma modalidade de arte urbana, desenvolvendo um sistema de produção barato e de baixo impacto ambiental. Este é o desafio do integrante do Coletivo Gráfico, Elvis Almeida, que nesta sexta-feira (03), às 10h, participa de um bate-papo com os estudantes de Artes Plásticas, Fotografia, Design e demais interessados. A atividade é gratuita e acontece na Videoteca 2 das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).
De acordo com a coordenadora de Artes Plásticas, Nicole Cosh, o encontro virtual tem como objetivo promover a reflexão dos participantes e apresentar novas possibilidades artísticas. “Queremos ampliar os conhecimentos dos estudantes através da participação de artistas com experiência e atuação nos campos da arte e do design” disse.
Coletivo Gráfico- O grupo atua entre o campo da arte, da arte de rua, da pesquisa acadêmica e do design. O Coletivo trabalha com ações de intervenção urbana, utilizando técnicas tradicionais de gravura, como xilogravura, litografia, serigrafia, e estêncil, além de vídeo e fotografia. Através destas modalidades artísticas, são produzidos os cartazes com os quais o Coletivo Gráfico realiza suas intervenções. O trabalho de maior destaque do grupo é o “Cristo Vazado”, cartazes em que a forma da estátua do Cristo Redentor foi recortada. Estes cartazes são colados em muros da cidade, destacando as texturas e grafismos que os muros apresentam. A imagem do monumento-símbolo do Rio de Janeiro na verdade não está ali: exibe-se ao valorizar o que já na superfície em que foi aplicada.
Data: 3 de fevereiro de 2012
Horário: 10h
Local: Videoteca 2
Carga horária para o aluno: 2 h/a
Valor: Gratuito