Aproveitando o ensejo do segundo turno das eleições para presidente no Brasil, o Cineclube VENTURA apresenta o clássico A CIDADE É UMA SÓ? (2013), de Adirley Queirós, na sessão de 18 de outubro, a partir das 11h, no Cineteatro das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). O evento conta com apoio da Vitrine Filmes e é aberto ao público.
Um dos mais inventivos e combativos realizadores brasileiros de sua geração, o diretor Adirley Queirós conta, em A CIDADE É UMA SÓ?, a história do ficcional Díudu (Dilmar Durães), candidato à eleição pelo Partido da Correria Nacional, em Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, com 700 mil habitantes (em Brasília moram cerca de 250 mil pessoas).
Ao mesmo tempo, o filme documenta a busca de uma senhora pelas filmagens que ela fez quando criança, inocentemente, para uma ‘campanha de erradicação e invasão’ (CEI), promovida pelo governo de Brasília no início dos anos 1970, e que viria formar a Ceilândia, entre outras cidades satélites, com todos os problemas pelos quais elas ainda passam hoje.
Segundo o professor e crítico de cinema Luiz Joaquim, coordenador do bacharelado em Cinema e Audiovisual da FIBAM, “(re)ver a A CIDADE É UMA SÓ? é uma chance de refletir pelo melhor que o cinema brasileiro tem feito nos últimos anos. Também pensar sobre o atual momento histórico nacional e o que ele tem a ver com o abismo entre projetos de governo mal planejados e mal executados, levando à precariedade das condições de vida da população”.
Após a exibição do longa, haverá o tradicional debate entre os alunos e o professor Luiz Joaquim.
CINECLUBE VENTURA - O nome do Cineclube VENTURA é uma homenagem ao filme pernambucano Dança, amor e ventura (1927), de Ary Severo, rodado dentro do período conhecido como Ciclo do Recife.
SERVIÇO
Cineclube VENTURA
Sessão #8 (2018-2)
Quando: 18 de outubro, às 11h
Filme: A CIDADE É UMA SÓ? De Adirley Queirós. Duração: 72min.
Projeção no formato: MP4
Local: Cineteatro das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) - Av. Transamérica, 405 – Jardim Brasil, Olinda.
Entrada franca.
Informações: (81) 2128-9784