Na próxima quinta-feira (22/3), às 11h, o Cineclube Ventura exibe o longa
Dente Canino (
Kynodantas, 2009), de Yorgos Lanthimos. Projetado no Festival de Cannes, na mostra
Un Certain Regard, há quase dez anos, foi o primeiro filme grego a ser exibido no festival e ainda foi indicado ao
Oscar de
Melhor Filme Estrangeiro, representando seu país de origem. Alunos e convidados podem participar do evento que acontece no cineteatro das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), em Olinda. Outras informações:
www.barrosmelo.edu.br
A ideia do Cineclube Ventura é promover um diálogo crítico sobre o universo do cinema, com exibição de filmes não habituais no circuito comercial. Idealizador do projeto, o crítico de cinema e coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo, Luiz Joaquim, acredita que essa seja uma forma de estudantes e convidados conhecerem as diversas escolas, gêneros e estratégias discursivas da cinematografia.
As próximas sessões do Cineclube Ventura estão agendadas para 12 e 26 de abril; 10 e 24 de maio. A programação será divulgada posteriormente aqui no site.
SOBRE O FILME
A produção traz a história de três irmãos adolescentes - um homem e duas mulheres-, que são criados por sua família sem contato algum com o mundo fora da casa em que vivem. Os personagens têm crenças e costumes particulares. O ambiente parece ser regido por uma lógica paralela e mostra uma realidade completamente distorcida da sociedade. A trama é narrada em um tom surreal, com humor ácido e um tanto particular.
SOBRE O DIRETOR
Yorgos Lanthimos é um dos novos diretores de maior destaque da atual produção independente mundial, com filmes comumente aclamados e respeitados pela crítica. Dente Canino é o terceiro longa-metragem de Lanthimos, que tem no currículo filmes como O Lagosta (The Lobster, 2015), vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original (2016), contando com nomes como o de Collin Farrell e Léa Seydoux no elenco.
Seu mais novo trabalho, O sacrifício do servo sagrado (The Killing Of A Sacred Deer, 2017),é protagonizado por Nicole Kidman e, mais uma vez, Collin Ferell. Exibiu a obra ano passado no Festival de Cannes, onde esteve na competição principal pela Palma de Ouro. De lá saiu com o título de melhor roteiro.
Serviço:
Cineclube Ventura - Sessão #2 (2018.1)
Quando: quinta-feira, 22 de março, às 11h.
Filme: Dente Canino, de Yorgos Lanthimos. Duração: 94 min.
Local: Cineteatro da AESO - Faculdades Integradas Barros Melo (Av. Transamérica, 405 – Jardim Brasil, Olinda).
Informações: 2128-9784