Noir quer dizer preto em francês. No cinema mundial, a palavrinha representa os filmes policiais produzidos nos Estados Unidos entre os anos de 1940 e 1950. Como principais características do gênero podemos citar a influência direta da literatura policial dos anos da Depressão, que trazia em suas tramas detetives durões, mulheres fatais, vilões perversos, investigações e conspirações. Após esse período, alguns filmes feitos dentro desse estilo, ou para homenageá-lo, costumam receber o rótulo de neo-noir. Um ótimo exemplo deles é "Los Angeles - Cidade Proibida", produção que será exibida no Cineaeso desta sexta (17), no Cine Teatro da faculdade.
Em Los Angeles... dá para ressaltar ainda certos pontos importantes para se identificar o noir, como a atmosfera sempre obscura e cenários sombrios e contrastados. O filme se passa nos anos 50. Corrupção, traição e perigosas paixões dominam a cidade na qual vivem os policiais Ed Exley (Guy Pearce) e Bud White (Russel Crowe). Eles que investigam um caso de assassinato ao lado do famoso detetive Jack Vincennes (Kevin Spacey). Em comum entre os dois homens existe apenas uma mulher chamada Lynn Bracken (Kim Basinger).
Alguns títulos clássicos do gênero para quem se interessar são O "Falcão Maltês", "A Marca da Maldade", "Crepúsculo dos Deuses", "Um Corpo que Cai", entre outros. Do cinema atual podemos destacar Chinatown e Seven.
voltar