Camila Monart concorre na categoria melhor cineasta no The Awardeo Company


Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
junho. 12, 2015

Fat e Dona Zuquinha são os vídeos indicados e foram produzidos pela ex-aluna da Aeso-Barros Melo

 

Determinação, sonho, paixão. Essas palavras são essenciais no vocabulário de um cineasta, segundo a graduada em Cinema de Animação pelas Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), Camila Monart. A ex-aluna concluiu o curso na instituição com os vídeos Fat e Dona Zuquinha. Com eles ela recebeu, recentemente, indicação como Melhor Cineasta pelo festival semanal The Awardeo Company, no site de hospedagem Vimeo. 
Em X anos de formada, Monart tem muita história para contar. Além da indicação ao prêmio, ela está em um intercâmbio, vai passar um ano estudando na Vancouver Films School, no Canadá. “Precisa ter muita paixão e determinação pelo que você faz. Não é fácil conseguir trabalhar nisso. É muito investimento, mas quando você faz algo que ama, é óbvio que a dedicação é extrema”, afima Monat sobre os desafios e vantagens de trabalhar com animação. E complementa: “avaliando todas as pessoas que trabalham na área, posso defini-las em uma palavra: Apaixonadas”.
Para falar mais sobre as animações, Camila bateu um papo conosco sobre o processo de criação dos curtas e as experiências na escola de filmes. Confira:

Determinação, sonho, paixão. Essas palavras são essenciais no vocabulário de um cineasta, segundo a graduada em Cinema de Animação pelas Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), Camila Monart. A ex-aluna concluiu o curso na instituição com os vídeos Fat e Dona Zuquinha. Com eles ela recebeu, recentemente, indicação como Melhor Cineasta pelo festival semanal The Awardeo Company, no site de hospedagem Vimeo. 

Em três anos de formada, Monart tem muita história para contar. Além da indicação ao prêmio, ela está em um intercâmbio, vai passar um ano estudando na Vancouver Films School, no Canadá. “Precisa ter muita paixão e determinação pelo que você faz. Não é fácil conseguir trabalhar nisso. É muito investimento, mas quando você faz algo que ama, é óbvio que a dedicação é extrema”, afima Monat sobre os desafios e vantagens de trabalhar com animação. E complementa: “avaliando todas as pessoas que trabalham na área, posso defini-las em uma palavra: Apaixonadas”.

Para falar mais sobre as animações, Camila bateu um papo conosco sobre o processo de criação dos curtas e as experiências na escola de filmes. Confira:

Aeso – Camila, enquanto você esteve na Vancouver Films School (VSF), o que de mais legal você pôde aprender?

Camila - Eu aprendi bastante coisa na VFS. Foi a minha melhor decisão. Eles ensinam do básico, te pressionando ao máximo que você pode chegar. O curso é uma imersão em animação. A gente tem aulas das 9h até às 16h. De vez em quando, ficávamos das 16h às 21h. Sem esquecer os milhões de trabalhos super difíceis para entregar. Dentre eles tem animação, layout, storyboard, perspectiva e tudo que se precisa para fazer um bom filme de animação. Aprendemos também toda a parte burocrática.

Aeso – De todas as aulas, qual delas te chamou mais atenção?

Camila - Para mim, o melhor era animação clássica. Aprender os princípios e colocar em pratica, sem esquecer o auxílio do professor para ver os movimentos que você fez na animação, além dos feedback’s e dicas que tornavam o trabalho incrível. A novidade de ter layout e perspectiva também me chamou atenção. 

 

Aeso – Camila, você sempre teve afinidade com o Vimeo?

Camila - Sim. Nós da área sabemos que o Vimeo é um Youtube para profissionais que querem mostrar o seu trabalho. É muito mais selecionado e clean. Inclusive, a minha assinatura permite a publicação de todos os meus trabalhos.

Aeso – E quais as ferramentas mais utilizadas por você para a produção dos filmes?

Camila - Para o Dona Zuquinha eu usei o flash e animação digital. Eu usei a técnica cut out.  Mas eu tive apenas três semanas para ter a ideia, fazer o storyboard (tipo um quadrinho para saber como será a animação) e animar. Foi muito corrido, mas bom. O mais importante é que eu já sabia usar o flash. Por incrível que pareça, aprendi a usar essa ferramenta enquanto estava estudava na Aeso. O Fat eu fiz todo no papel. Foi bem difícil e trabalhoso, porque foram cinco meses de intensa produção. Nós passávamos todos os desenhos para o digicel, que foi o programa que mais me ajudou a ver a animação no formato digital. Depois, escaneamos tudo (no meu caso, os 1700 desenhos) e pintamos no toom boom.

Aeso – Camila, todo cineasta quer passar uma lição através de seus filmes. E qual a mensagem dos seus?

Camila - O Fat, que é minha principal animação, fala sobre a compulsão alimentar. Ainda hoje não se tem muita informação sobre esse assunto, mas não o meu filme não soluciona esse problema. Infelizmente a solução se encontra fora da minha imaginação. Na verdade, eu queria mostrar como é viver com esse problema, porque esse distúrbio te faz perder o controle sobre as coisas e você mesmo. Meu filme mostra a vida de uma garotinha, Fat, que tem compulsão alimentar e medo das pessoas que não entendem o seu problema. Eu queria poder mostrar para as pessoas que se sentem como Fat que elas não estão sozinhas. O meu segundo filme, Dona Zuquinha, é bem curto, com apenas um minuto de duração. Ele é uma homenagem a minha bisavó que faleceu no mês que cheguei aqui em Vancouver. Ela sempre foi uma mulher alegre e à frente do seu tempo. Diferente de todo mundo e feliz por ser diferente.  Minha bisavó costumava falar com as plantas e tratá-las como animais de estimação, então retratei isso na animação como a parte diferente da personagem principal. É mais engraçadinho.

 

Aeso – Camila, e sobre a indicação de melhor cineasta de hospedagem do vimeo?

Camila - Eu estou muito feliz. É meu primeiro grande festival, então espero conseguir! Caso não aconteça, eu fico feliz por eles terem gostado do meu filme.

 

Aeso - Como foi que surgiu essa indicação? Fala um pouco do festival.

Camila - Eu mandei os meus filmes para eles e me inscrevi no concurso – mesmo voltado para publicidade e propaganda. Na verdade, não existe um grande prêmio. Se o vídeo tivesse em destaque, já se tornava motivo de indicação. Para mim, isso foi muito bom. Durante o processo de inscrição, eu não esperava que eles fossem selecionados tão rápido, porque 3000 vídeos estavam à frente dos meus. E, sério, a surpresa me deixou contente.

Aeso – Camila, como funciona o festival The Awardeo Company?

Camila - Eles selecionam 20 vídeos para concorrer entre si durante a semana. Os mais votados ficam em destaque do site deles. Enquanto os outros que não conseguirem atingir a meta, sem pena, são retirados do site. Eles só escolhem os melhores.

Aeso - como o curso da Aeso influenciou na sua formação profissional?
Camila - O curso me introduziu ao mundo da animação. Me fez perceber que existia mercado e era possível trabalhar com isso. Me fez conhecer pessoas incríveis, especialmente os professores, que foram essenciais para a minha formação.
Confira os vídeos produzidos por Camila Monart
Fat
Dona Zurquinha

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