Representantes do movimento negro, estudantes e professores das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) irão se reunir nesta terça-feira (23), às 8h, para debater as “Políticas Públicas na Perspectiva da Educação à Nível Superior". De acordo com o organizador do seminário, Manoel Papai, o evento tem como objetivo debater temas como a lei 10.639. “Vamos analisar a importância da educação e da cultura afro-descendentes para o desenvolvimento dos estudantes. Além de analisar as questões ligadas às universidades públicas, particulares e os negros” afirmou.
A primeira conferência tratará sobre a “Lei de Igualdade Racial no Brasil, é para Negro também?” e será ministrada pela Presidente da Organização Não Governamental (ONG) Uila Mukagi, Presidente do Fórum de Mulheres de Terreiro do Estado de Pernambuco, Vera Barone. Durante o debate o público vai poder conhecer e esclarecer dúvidas sobre o tema. Em seguida, é a vez da lei 10.639 ser analisada pelo membro do Conselho de Igualdade Racial, João Cândido, e pelo professor Coordenador da Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial (SEPIIR-PE), Jorge Arruda. Em seguida, o jornalista e membro do Conselho técnico do Projeto de Matrizes Africanas, Antonio Guido, vai debater as Relações Raciais no Brasil por uma Pedagogia Revisada. A representante do Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico-Raciais, Fátima Oliveira, e as professoras Lúcia dos Prazeres e Ceiça Axé também farão parte da mesa de discussão.
Já às 19h, o Governo e as Universidades Particulares serão analisadas pela Diretora do departamento da Igualdade Racial da Prefeitura do Recife, Rosilene Rodrigues, historiadora da Prefeitura de Olinda, Aneide Santana e pelos professores da Barros Melo, Oscar Villaça e José Maria. Finalizando o seminário, os participantes poderão conferir a explanação sobre Educação e Adversidade Cultural, coordenada pelo representante da Casa do Povo de Portugal, Plinio Victor, Manoel Papai e o historiador João Monteiro. Após os debates, o público poderá conferir um desfile de roupas e cabelos africanos.
Data: 23 de setembro
Horário: 8h às 12h e 19h às 22h
Local: Laboratório de informática das Faculdades Integradas Barros Melo
Valor: Gratuito
Carga horária: 7h
Inscrição
voltar