As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) apóia a 5ª Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO). O evento que acontece entre os dias 1º e 7 de setembro contará com o prédio da Faculdade, localizado na Rua de São Bento, em Olinda, onde funcionará a sede administrativa da mostra e o auditório para diversas palestras que integram a programação.
Durante o MIMO serão oferecidas cerca de 90 atividades gratuitas abertas ao público. Na quarta-feira (04), às 10h30, o auditório da Barros Melo, abrigará o debate Introdução à música clássica, com jornalista da Folha de São Paulo, Irineu Franco Pérpetuo O debate tem como objetivo fornecer elementos que auxiliem a apreciação musical, a palestra Introdução à música clássica, apresenta trechos de algumas das mais conhecidas obras da música clássica.
Já na quinta-feira (05), às 10h30, é a vez do jornalista e crítico musical, Carlos Calado, debater sobre os 50 Anos de Música Instrumental Brasileira: do samba-jazz à cena atual. Durante o evento, o crítico falará sobre apresenta um panorama histórico e crítico da moderna música instrumental brasileira, ilustrado por algumas de suas gravações mais significativas. No sábado (06), às 1030, o Desenredo: reflexões de um compositor diante dos múltiplos caminhos da música contemporânea será o tema da palestra do maestro e compositor, João Guilherme Ripper. O palestrante falará sobre a criação musical e o conceito de produto cultural, música na universidade e nas salas de concerto.
Durante o MIMO, também serão realizados vários concertos que contarão com a acústica perfeita dos templos religiosos. Todo o roteiro de apresentações é pontuado pela qualidade e diversidade das atrações. Além disso, o MIMO também oferece uma programação intensa de filmes, palestras e ações educativas. Assim, a Mostra se firma como uma nova maneira de vivenciar a música, aproximando espectadores e instrumentistas da arte e da identidade cultural brasileiras.
voltar