Durante a atividade, os universitários vivenciam os atos e procedimentos do Tribunal
Com a proposta de estimular habilidades para resolução de casos penais, articulando o direito material e as normas processuais, alunos do curso de Direito da AESO-Barros Melo reproduzem sessão de julgamento do Tribunal do Júri, em 14/11, às 13h, Cineteatro da Instituição.
Em ambiente de simulação, os universitários vivenciam os atos e procedimentos do Tribunal e representam as partes envolvidas no julgamento, como jurados, promotor, advogado de defesa, testemunhas e acusado. O Júri, que foi organizado pela professora Carolina Salazar e pela coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da instituição, Simone Neves, conta com a participação da juíza Andréa Calado da Cruz, da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Olinda
A atividade propicia o alinhamento dos conhecimentos teóricos e práticos por meio da representação de caso real. “Buscamos, através da atividade, mostrar aos acadêmicos as ferramentas necessárias para uma competente e ética atuação no âmbito do Tribunal, pautados numa prática processual penal compatível com os princípios e direitos resguardados pela Constituição Federal brasileira”, pontua Milena Melo, coordenadora do curso de Direito das Faculdades Integradas Barros Melo.
Cronograma:
13h - Abertura do evento e apresentação da equipe e da Juíza convidada
13h30 - Início da simulação da Sessão do Tribunal do Júri (verificação das cédulas, instalação da sessão, esclarecimentos do juiz, formação do conselho de sentença, exortação e compromisso dos jurados)
14h - Início da sessão com depoimento das testemunhas, interrogatório do acusado e debates orais
16h - Votação em plenário
17h - Proferimento de sentença
17h30 - Encerramento da sessão de julgamento
18h - Encerramento da solenidade
aeso -
barros melo -
direito -
tribunal do júri -
júri -
voltar