A AESO-Barros Melo promove, dias 12 e 13/09, dois encontros para aquecer o público para a XXXIII Maratona de Programação, que acontece neste mês. O evento é destinado aos profissionais da área, estudantes e público interessado.
O primeiro deles é o “Business Intelligence – Alfabetização de dados”, que, seguindo a tendência do mercado, mostra o potencial de transformar a maneira com que as empresas lidam com dados delas mesmas, visando melhorar a eficiência. Como convidado, o Diretor Comercial em Business Intelligence na Q-Tarkuss, José Maurício Júnior. É dia 12/09, na sala 002, às 19h.
"Internet do quê? Das coisas?" é o tema do segundo debate. Uma abordagem do constante processo de informação do dia a dia, onde objetos, tradicionalmente desconectados, estão se tornando inteligentes. “Hoje temos geladeiras, torradeiras, portas e vários outros dispositivos recebendo capacidade de se conectar a internet e aumentar as capacidades. Estamos migrando para a Internet das Coisas, onde tudo, do interruptor da lâmpada de casa até o carro serão produtos inteligentes e interligados entre si”, detalha Amirton Chagas, coordenador do curso de Sistemas de Informação da AESO-Barros Melo. A palestra é ministrada por Thallita Albuquerque, developer na CrazyTechLabs, acontece às 19h, dia 13/09, na videoteca 2.
Sobre a Maratona
A XXIII Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação acontece, no dia 15 de setembro, na AESO Barros-Melo. O evento faz parte do ACM International Collegiate Programming Contest, encontro internacional promovido pela IBM.
A AESO Barros Melo, há mais de 10 anos, tem sido uma das sedes da etapa regional, apresenta larga experiência na organização do evento e recebe, normalmente, estudantes de Pernambuco e da Paraíba.
As equipes, chamadas de times, são compostas por três estudantes, que tentam resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos dez ou mais problemas que são entregues no início da maratona. Os participantes têm a sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.