Primeira etapa é para envio de Projetos de Pesquisa dos professores. Em seguida, os discentes se candidatam para as vagas disponíveis.
As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) abrem Processo Seletivo de 2018 para o Programa Institucional de Iniciação Científica. A iniciativa contempla o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).
Na primeira etapa, que vai de 20 de março a 13 de abril, os professores/pesquisadores da IES interessados em participarem como orientadores dos programas devem submeter seus Projetos de Pesquisa à Comissão de Seleção. Depois disso, no dia 16 de abril, os resultados dos selecionados e aprovados pelos avaliadores serão divulgados.
Na segunda etapa, que vai de 16 a 24 de abril, os alunos interessados nos trabalhos podem se candidatar às vagas para os Projetos de Pesquisa apresentados pelos docentes pelo site. A seleção será realizada por meio da avaliação de uma redação e entrevista entre os dias 25 a 27 de abril. O resultado final do processo será apresentado no dia 30 de abril.
O Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC, PIBITI E PIVIC- tem como finalidade o desenvolvimento das atividades de pesquisa associadas ao ensino e inseridas nas ofertas curriculares dos cursos oferecidos na IES. As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) apresentam três linhas de pesquisa que servem como base para os projetos. São elas:
Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação
Esta linha de pesquisa tem objetivo de compreender a sociedade através de suas manifestações culturais, discurso, visualidade e processos tecnológicos comunicativos e informativos. São esperadas, referencialmente, investigações qualitativas com base em análise de recepção, semiologia, semiótica, fenomenologia e construtivismo. Estão, também, contemplados no escopo os ensaios práticos com profundidade e relevância sobre a temática.
Linha 2: Negócios, consumo e estratégias de mercado
As pesquisas alinhadas a esta linha temática devem levar em conta a competitividade das organizações, dinâmica dos mercados, interação entre pessoas e empresas, além das tecnologias e formas de produção. Os projetos de pesquisa devem ser preferencialmente empíricos, qualitativos e quantitativos, de caráter descritivo em estudos de casos.
Linha 3: Fundamentação, aplicabilidade e constitucionalização dos Direitos
Esta linha trata de todas as áreas correspondentes às três sublinhas correlatas ao Direito Público, Direito Privado e Teoria do Direito. Os projetos em Direito Público envolvem as discussões voltadas para regulamentação do poder público, dos interesses e das instituições públicas. As pesquisas associadas ao Direito Privado focam temáticas relacionadas ao patrimônio regulamentando as atividades dos cidadãos e empresas. Por fim, a sublinha de Teoria do Direito serve para reflexões sobre o Direito em si e temas discursivos a seu respeito como interpretação da norma jurídica, da filosofia do direito, da Democracia, da Lógica, da Tecnologia, Sociologia do Direito. Os projetos de pesquisa devem ser preferencialmente de análise empírica.